193

Sindimoc cobra informações e prefeitura nega extinção de linhas de ônibus

Sindimoc cobra informações e prefeitura nega extinção de linhas de ônibus

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) protocolou na Urbs - empresa que administra os ônibus - na quinta-feira (24) um pedido de informação para averiguar a “extinção de inúmeras tabelas do transporte coletivo” e os motivos e critérios que embasaram essa decisão. De acordo com o Sindimoc, pelo menos 20 linhas tiveram corte no horário ou pararam de circular aos domingos e feriados. A Urbs, no entanto, nega. De acordo com a administração municipal, apenas três reforços foram desativados nos últimos meses em decorrência da queda no número de passageiros.

Segundo o Sindimoc, as linhas Colombo-CIC, Ligeirinho Sítio Cercado, Capão da Imbuia–Parque Barigui, Pinheirinho-Santa Cândida e Rio Bonito pararam de circular aos domingos e feriados ou tiveram alterações nos horários. Os dados divulgados pelo sindicato levam em conta a percepção de motoristas e cobradores a partir da reclamação de superlotação e demora nos horários dos próprios usuários.

Não perca o horário - confira o horário de todas as linhas de ônibus

Ônibus vencido - saiba se o prazo de validade do ônibus que você pega já venceu

“É uma queixa dos passageiros e dos motoristas. Alguns estão ficando de plantão dentro das garagens com a redução nas tabelas. A população reclama da superlotação e nós sentimos que são essas mudanças que estão provocando a superlotação. O ônibus passa menos vezes e leva cada vez mais gente”, afirma Anderson Teixeira, presidente do Sindimoc, que assina o pedido para a Urbs. “Essa situação tem gerado insatisfação dupla. A população cobra os motoristas e cobradores, mas o que eles podem fazer? Por isso nós queremos esclarecimento sobre as linhas modificadas”.

Segundo o presidente do sindicato, dois horários foram retirados da linha Rio Bonito, existe a previsão do Pinheirinho-Santa Cândida deixar de circular neste domingo (27) e a linha Colombo-CIC nunca voltou ao normal depois da desintegração de 2016.

Urbs nega

A Urbs afirma que não cortou nenhuma linha neste ano, mas fez ajustes em alguns ônibus que fazem reforços de linhas já consolidadas onde houve queda de passageiros. Dois reforços foram desativados temporariamente por baixa demanda de passageiros: Campo Comprido–Fazendinha, que era reforço da linha Interbairros IV; e Xaxim-Linha Verde, reforço da linha Xaxim-Capão Raso. A primeira alteração superlotou o Interbairros IV, segundo os motoristas e cobradores.

A administração pública também confirma que o Ligeirinho Pinheirinho-Santa Cândida deixará de circular. De acordo com a prefeitura, a demanda de passageiro é muito baixa em função das opções de expressos como o Ligeirão Pinheirinho-Carlos Gomes, Pinheirinho-Rui Barbosa e Santa Cândida-Capão Raso, que fazem o mesmo trajeto.

De acordo com a Urbs, a linha Colombo-CIC não deixou de funcionar. Por decisão da Comec (que coordena a integração metropolitana), os ônibus não rodam aos domingos. No entanto, a Urbs manteve o Ligeirinho CIC-Cabral para atender passageiros em Curitiba, no mesmo itinerário. A prefeitura também informa que as linhas Ligeirinho Sítio Cercado e Capão da Imbuia–Parque Barigui foram desativadas na gestão anterior, de Gustavo Fruet (PDT).

De acordo com a Urbs, houve queda de 8% no número de passageiros em Curitiba apenas no primeiro semestre de 2017. O índice acompanha a redução da procura nos últimos anos na capital. Nos três meses seguintes ao ajuste da tarifa do ônibus, em fevereiro, para R$ 4,25, Curitiba registrou queda de 14% no número de passageiros na comparação com o mesmo período de 2016.

Senado quer acabar com horário eleitoral e usar dinheiro para financiar campanhas Noticias

Senado quer acabar com horário eleitoral e usar dinhe...

Em livro, Neto fala da vida pós-tragédia e faz revelações sobre acidente da Chape Noticias

Em livro, Neto fala da vida pós-tragédia e faz...

Delator da Lava Jato paulista cita propina para Gleisi e Paulo Bernardo Noticias

Delator da Lava Jato paulista cita propina para Gleisi e Pau...

O cúmulo do politicamente correto: Conar vai julgar a própria campanha Noticias

O cúmulo do politicamente correto: Conar vai julgar a...

Não é só dinheiro: para que serve a Casa da Moeda, que o governo quer privatizar Noticias

Não é só dinheiro: para que serve a Cas...

A tentativa de censurar a história: repetição como farsa Noticias

A tentativa de censurar a história: repeti&cce...

Competitivo, mercado de agronegócio exige informação para sobreviver Noticias

Competitivo, mercado de agronegócio exige informa&cce...

Polêmica: Depois do Sul é o meu país vem agora o Sul é o meu destino. Esse e outros cinco destaques da noite Noticias

Polêmica: Depois do Sul é o meu país vem...

“Estudo” da Urbs sobre integração temporal é documento de quatro páginas Noticias

“Estudo” da Urbs sobre integração ...

Gazeta do Povo e suas múltiplas plataformas em sala de aula Noticias

Gazeta do Povo e suas múltiplas plataformas em sala d...

Presidentes têm muito poder sobre as ogivas dos EUA. Especialmente Trump Noticias

Presidentes têm muito poder sobre as ogivas dos EUA. E...

Donald Trump, o presidente das ‘bolas foras’ no twitter Noticias

Donald Trump, o presidente das ‘bolas foras’ no ...

Nossos amigos!
AniTube Aluguel de Empilhadeiras Filmes Online X Azamerica Filmes Online Grátis Vizer.tv Séries Online Grátis tv online grátis BTv Z Animes Online Baixar Músicas Grátis
Assistir TV Online Grátis

O Assistir TV Online HD ou simplesmente ATO é um dos mais clássicos e tradicionais sites de TV online do pais, desde 2009 com o projeto inicial vertvfree que posteriormente se transformou no ATOHD nós empenhamos cada vez mais para para trazer o melhor conteúdo do segmento televisivo nacional e internacional. As emissoras de TV têm mudado muito no quesito qualidade, seguindo esse aspecto nós estamos focando também na qualidade áudio visual de nossos canais, com novas transmissões de TVONLINE em IPTV (Internet Protocol Television) e também TVIP (Televisão por IP).

Nossos players estão cada vez mais está compatível com diversas plataformas e dispositivos móveis, como (smart TV, smartphones, tablets, aplicativos, mobile, iphone, ipad, android, etc), O ATO Se ajusta a qualquer tamanho de tela responsivamente, seguindo os padrões atuais. Não há requisitos mínimos para o uso do site, todavia quanto maior for a sua velocidade de conexão com a internet, melhor será a qualidade da sua tvonline, aqui listamos em diversas categorias como noticias, esportes, documentários, notícias, séries, filmes, entre outras variedades, sem limitações de uso, compartilhe com seus amigos e familia, aproveite!