215

Qualificação profissional impulsiona retomada do ensino superior

Qualificação profissional impulsiona retomada do ensino superior

As instituições brasileiras de ensino começam a se reposicionar, o que provocará o impulso à formação profissional e à descentralização da oferta de cursos a distância (EaD). Um dos fatores que impulsiona este movimento é o fato de a Kroton ter desistido da aquisição do Grupo Estácio, após a imposição feita pelo Cade de que marcas importantes de EaD fossem vendidas.

No mesmo sentido, o Ministério da Educação, através da Portaria 11, de 20 de junho, abriu oportunidade para a expansão da oferta de programas EaD por instituições de ensino superior públicas. As faculdades privadas que possuírem notas de 3 a 5 no Índice Geral de Cursos poderão abrir de 50 a 250 polos EaD por ano. Assim, em 2022, uma faculdade credenciada pode superar, em número de unidades, a maior ofertante dessa modalidade hoje, a Kroton, com cerca de 900 polos.

Os cursos destinados a colocar os alunos no mercado de trabalho serão os mais demandados

O Censo Escolar deixa claro que o crescimento do ensino superior ocorrerá por meio de cursos EaD. Nos últimos cinco anos, enquanto o número total de matrículas se manteve estável, as matrículas em cursos a distância cresceram cerca de 60%. Chama a atenção também no período a expansão de 27% na procura por cursos profissionalizantes. Fica evidente que aqueles destinados a colocar os alunos no mercado de trabalho serão os mais demandados.

Esse movimento terá impulso significativo com o novo Fies. Do limite de 310 mil vagas em 2018, até 100 mil contratos terão juro zero. Os três modelos de financiamento do programa impõem ao aluno o pagamento imediato após a conclusão do curso, o que força o contratante a buscar empregabilidade.

Leia também:O ensino técnico e o futuro da economia brasileira (artigo de Diogo Benke, publicado em 11 de março de 2015)

Leia também:Ensino médio: entre a utopia e o pragmatismo (artigo de Fabricio Maoski, publicado em 17 de fevereiro de 2017)

Essas ações seguem em linha com a reforma do ensino médio, já em processo de implantação. Como mais de 80% dos alunos do ensino médio das escolas públicas não buscam a graduação, esta etapa dos estudos deve ter uma terminalidade voltada ao mercado de trabalho, o que a reforma traz ao possibilitar a opção por um curso técnico. Abre-se assim a oportunidade para que jovens gerem renda e garantam futuramente o crescimento do país.

Cesar Silva é presidente da Fundação FAT, entidade voltada ao desenvolvimento de cursos nas áreas de educação e tecnologia.

Após pressão popular, deputados rejeitam fundo eleitoral de R$ 3,6 bilhões para 2018 Noticias

Após pressão popular, deputados rejeitam fundo...

Roubo na Petrobras custou mais ao Brasil que ouro levado por Portugal Noticias

Roubo na Petrobras custou mais ao Brasil que ouro levado por...

Bolsonaro vai aos EUA lançar candidatura e quer “alguns minutinhos” com Trump Noticias

Bolsonaro vai aos EUA lançar candidatura e quer ...

“Quem não ajuda, não dê palpite”, dispara Bacellar ao defender venda de promessa Noticias

“Quem não ajuda, não dê palpite&rd...

Maggi operou pagamento de “mensalinho” a deputados do Mato Grosso, acusa delator Noticias

Maggi operou pagamento de “mensalinho” a deputad...

Gazeta do Povo e suas múltiplas plataformas em sala de aula Noticias

Gazeta do Povo e suas múltiplas plataformas em sala d...

Venezuela bloqueia sinal de emissora de TV Noticias

Venezuela bloqueia sinal de emissora de TV...

Cientista usa mensagem oculta para pedir impeachment de Trump Noticias

Cientista usa mensagem oculta para pedir impeachment de Trum...

Novo Polo será o compacto mais seguro do país, garante Volkswagen Noticias

Novo Polo será o compacto mais seguro do país,...

Empresários reclamam de excessos em fiscalização a bares de Curitiba Noticias

Empresários reclamam de excessos em fiscalizaç...

Família vai processar prefeitura de Curitiba por morte de paciente após vacina Noticias

Família vai processar prefeitura de Curitiba por mort...

Caminhão tomba e bloqueia BR-116 Noticias

Caminhão tomba e bloqueia BR-116...

Nossos amigos!
AniTube Aluguel de Empilhadeiras Filmes Online X Azamerica Filmes Online Grátis Vizer.tv Séries Online Grátis tv online grátis BTv Z Animes Online Baixar Músicas Grátis
Assistir TV Online Grátis

O Assistir TV Online HD ou simplesmente ATO é um dos mais clássicos e tradicionais sites de TV online do pais, desde 2009 com o projeto inicial vertvfree que posteriormente se transformou no ATOHD nós empenhamos cada vez mais para para trazer o melhor conteúdo do segmento televisivo nacional e internacional. As emissoras de TV têm mudado muito no quesito qualidade, seguindo esse aspecto nós estamos focando também na qualidade áudio visual de nossos canais, com novas transmissões de TVONLINE em IPTV (Internet Protocol Television) e também TVIP (Televisão por IP).

Nossos players estão cada vez mais está compatível com diversas plataformas e dispositivos móveis, como (smart TV, smartphones, tablets, aplicativos, mobile, iphone, ipad, android, etc), O ATO Se ajusta a qualquer tamanho de tela responsivamente, seguindo os padrões atuais. Não há requisitos mínimos para o uso do site, todavia quanto maior for a sua velocidade de conexão com a internet, melhor será a qualidade da sua tvonline, aqui listamos em diversas categorias como noticias, esportes, documentários, notícias, séries, filmes, entre outras variedades, sem limitações de uso, compartilhe com seus amigos e familia, aproveite!