anuncie
238

O STF e a impunidade

O STF e a impunidade

Em fevereiro de 2016, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), por sete votos a quatro, decidiu que réus condenados em segunda instância – ou seja, pelos Tribunais Regionais Federais (TRFs) ou Tribunais de Justiça estaduais – já deveriam começar a cumprir sua pena, em vez de ir para a cadeia apenas depois que todos os recursos fossem julgados por todos os tribunais superiores, até o STF. Foi uma decisão sensata, que manteve o duplo grau de jurisdição, até porque, no campo criminal, os tribunais superiores não podem discutir matéria de prova, ou seja, a responsabilidade do acusado fica definida já nos TJs e TRFs.

Esse entendimento já foi reafirmado pelos ministros em duas ocasiões, em outubro e novembro do ano passado. No entanto, começam a surgir sinais aqui e ali, indicando que o STF pode patrocinar uma reviravolta. O sinal mais evidente partiu de Gilmar Mendes, que já tem atraído os holofotes depois de decisões em favor do empresário Jacob Barata Filho. Na terça-feira, dia 22, Mendes concedeu um habeas corpus beneficiando um réu condenado em segunda instância – o ministro argumentou que o cumprimento da pena só deveria ocorrer após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STF), o que já havia sido sugerido por Dias Toffoli.

Leia também:Gilmar Mendes se desmoraliza (editorial de 21 de agosto de 2017)

Leia também:Derrota da impunidade (editorial de 19 de fevereiro de 2016)

Como as duas votações do fim de 2016 tiveram resultado apertado – 6 a 5 em favor da prisão após decisão de segunda instância –, a manifestação de Gilmar Mendes poderia levar o STF a analisar novamente o caso, e a mudança de posição de Mendes seria decisiva. Teríamos de volta o uso de recursos protelatórios e maior risco de prescrição, aumentando a impunidade que a muito custo o Brasil vem conseguindo combater.

Polícia busca condenados que descumprem regras da tornozeleira eletrônica Noticias

Polícia busca condenados que descumprem regras da tor...

Perdeu documentos? Antes de encarar a burocracia para refazer, vá aos Correios Noticias

Perdeu documentos? Antes de encarar a burocracia para refaze...

Expedição Suinocultura amplia roteiro e vai a campo mostrar potencial do setor Noticias

Expedição Suinocultura amplia roteiro e vai a ...

Alexandre de Moraes rejeita ações no STF sobre pedidos de impeachment de Temer Noticias

Alexandre de Moraes rejeita ações no STF sobre...

Transição imediata para energia limpa conteria mudança climática Noticias

Transição imediata para energia limpa conteria...

Angolanos realizam eleições depois de quase 40 anos Noticias

Angolanos realizam eleições depois de quase 40...

Como a Alemanha lida com os neonazistas e a liberdade de expressão Noticias

Como a Alemanha lida com os neonazistas e a liberdade de exp...

Presidente do PSDB, Tasso diz estar de ‘braços abertos’ para o MBL de Kim Kataguiri Noticias

Presidente do PSDB, Tasso diz estar de ‘braços ...

Vem aí uma nova crise de segurança alimentar? Noticias

Vem aí uma nova crise de segurança alimentar?...

Ministério Público pede internação de aluno que agrediu professora Noticias

Ministério Público pede internaçã...

Já imaginou um Cartola FC a dinheiro? Governo avalia liberação de apostas online Noticias

Já imaginou um Cartola FC a dinheiro? Governo avalia ...

Ferrari rara desaparecida por 40 anos é encontrada em galpão Noticias

Ferrari rara desaparecida por 40 anos é encontrada em...

Nossos amigos!
AniTube Super Animes Animes Online Filmes Online X Azamerica Filmes Online Grátis Vizer.tv Séries Online Grátis mega filmes BTv Filmes Online HD Z Animes Online Baixar Músicas Grátis
Assistir TV Online Grátis

O Assistir TV Online HD ou simplesmente ATO é um dos mais clássicos e tradicionais sites de TV online do pais, desde 2009 com o projeto inicial vertvfree que posteriormente se transformou no ATOHD nós empenhamos cada vez mais para para trazer o melhor conteúdo do segmento televisivo nacional e internacional. As emissoras de TV têm mudado muito no quesito qualidade, seguindo esse aspecto nós estamos focando também na qualidade áudio visual de nossos canais, com novas transmissões de TVONLINE em IPTV (Internet Protocol Television) e também TVIP (Televisão por IP).

Nossos players estão cada vez mais está compatível com diversas plataformas e dispositivos móveis, como (smart TV, smartphones, tablets, aplicativos, mobile, iphone, ipad, android, etc), O ATO Se ajusta a qualquer tamanho de tela responsivamente, seguindo os padrões atuais. Não há requisitos mínimos para o uso do site, todavia quanto maior for a sua velocidade de conexão com a internet, melhor será a qualidade da sua tvonline, aqui listamos em diversas categorias como noticias, esportes, documentários, notícias, séries, filmes, entre outras variedades, sem limitações de uso, compartilhe com seus amigos e familia, aproveite!