48

Livro digital não decola no Brasil

Livro digital não decola no Brasil

Cinco anos depois da disseminação dos livros digitais (e-books) no país, o formato ainda não decolou. Em 2016, ele foi responsável por apenas 1,1% do faturamento da editoras nacionais. Eles renderam R$ 42,5 milhões em receita para as editoras, contra R$ 3,8 bilhões das cópias físicas no mesmo período.

LEIA MAIS sobre negócios e tecnologia

Os números estão no Censo do Livro Digital, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), sob encomenda da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel). O estudo foi divulgado nesta quarta (23) e é inédito, por isso não é possível ter uma base de comparação com anos anteriores.  

“Descobrimos que o e-book é mais um canal de leitura. Acredito que para o leitor assíduo. Não vimos aumentar o número de leitores, mas o consumo per capita de quem já lê. De todo modo, o investimento valeu muito a pena”, disse Marcos da Veiga Pereira, presidente do Snel e diretor da Sextante. 

Entre as grandes editoras nacionais, os e-books têm uma fatia maior no faturamento das editores: 4,5%, de acordo com o censo. Mas o número ainda é muito pequeno diante do mundo. Para efeitos de comparação, os livros digitais são responsáveis por cerca de 25% da receita das editoras no Reino Unido. 

Categorias

O setor de obras gerais (ficção, não ficção e autoajuda) é o grande motor dos livros digitais no país. Em 2016, 87% dos e-books vendidos eram obras garais. Eles representaram 58% da receita bruta do setor. Em segundo vêm as obras científicas, técnicas e profissionais, com 35% de participação no faturamento.

A pesquisa revela ainda que o catálogo de livros digitais no país tem 49,6 mil títulos. Mas vale ressaltar que o levantamento não levou em conta as plataformas de autopublicação.

A Amazon, por exemplo, não divulga seus números. Para se ter uma ideia, uma pesquisa no Kindle Unlimited, sua plataforma de assinatura, que tem os livros apenas de algumas grandes editoras autopublicados pela Amazon, mostra a existência de 48 mil títulos. 

A empresa americana também não forneceu seus números de faturamento para a pesquisa. 

Trump estuda reduzir ou acabar com programas de intercâmbio profissional Noticias

Trump estuda reduzir ou acabar com programas de intercâ...

Passageiro de estação-tubo não vai pagar passagem para ir ao Sacolão Noticias

Passageiro de estação-tubo não vai paga...

Nubank começa a monitorar a localização de seus clientes Noticias

Nubank começa a monitorar a localização...

Senado quer acabar com horário eleitoral e usar dinheiro para financiar campanhas Noticias

Senado quer acabar com horário eleitoral e usar dinhe...

Fachin nega pedido da defesa e mantém data do depoimento de Meurer no STF Noticias

Fachin nega pedido da defesa e mantém data do depoime...

Em livro, Neto fala da vida pós-tragédia e faz revelações sobre acidente da Chape Noticias

Em livro, Neto fala da vida pós-tragédia e faz...

Terceirização de escolas públicas: novidade no Brasil, comum lá fora Noticias

Terceirização de escolas públicas: novi...

Oliveira teme que eleições do Coritiba prejudiquem planejamento do futebol Noticias

Oliveira teme que eleições do Coritiba prejudi...

Presidentes têm muito poder sobre as ogivas dos EUA. Especialmente Trump Noticias

Presidentes têm muito poder sobre as ogivas dos EUA. E...

Fux autoriza inquérito contra mais um ministro de Temer Noticias

Fux autoriza inquérito contra mais um ministro de Tem...

Lava Jato faz nova operação contra grupo do ‘Rei do Ônibus’ libertado por Gilmar Mendes Noticias

Lava Jato faz nova operação contra grupo do &l...

Não existe “propina grátis”, diz Moro após queixas de advogados ligados a Lula Noticias

Não existe “propina grátis”, diz M...

Nossos amigos!
Assistir Animes Online Super Animes Animes Online Filmes Online X Azamerica Filmes Online Grátis Vizer.tv Séries Online Grátis mega filmes BTv Filmes Online HD Z Animes Online Mega Filmes Online Baixar Músicas Grátis
Assistir TV Online Grátis

O Assistir TV Online HD ou simplesmente ATO é um dos mais clássicos e tradicionais sites de TV online do pais, desde 2009 com o projeto inicial vertvfree que posteriormente se transformou no ATOHD nós empenhamos cada vez mais para para trazer o melhor conteúdo do segmento televisivo nacional e internacional. As emissoras de TV têm mudado muito no quesito qualidade, seguindo esse aspecto nós estamos focando também na qualidade áudio visual de nossos canais, com novas transmissões de TVONLINE em IPTV (Internet Protocol Television) e também TVIP (Televisão por IP).

Nossos players estão cada vez mais está compatível com diversas plataformas e dispositivos móveis, como (smart TV, smartphones, tablets, aplicativos, mobile, iphone, ipad, android, etc), O ATO Se ajusta a qualquer tamanho de tela responsivamente, seguindo os padrões atuais. Não há requisitos mínimos para o uso do site, todavia quanto maior for a sua velocidade de conexão com a internet, melhor será a qualidade da sua tvonline, aqui listamos em diversas categorias como noticias, esportes, documentários, notícias, séries, filmes, entre outras variedades, sem limitações de uso, compartilhe com seus amigos e familia, aproveite!