anuncie
62

Moro manda prender réus condenados na Lava Jato em segunda instância

Moro manda prender réus condenados na Lava Jato em segunda instância

O juiz Sergio Moro ordenou nesta quarta-feira (23) a prisão do executivo Marcio Andrade Bonilho e de Waldomiro de Oliveira, que trabalhava com o doleiro Alberto Youssef, ambos condenados em segunda instância na Operação Lava Jato. É a primeira ordem de prisão por execução provisória na Lava Jato a levar réus soltos para o regime fechado.

Os dois respondiam ao processo em liberdade, mas o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) ordenou a execução imediata da pena que, segundo o entendimento do tribunal, vale após a condenação em segunda instância. “Há uma ordem do Egrégio Tribunal Regional Federal [...] e não cabe a este Juízo questioná-la”, escreveu Moro. O juiz foi oficiado nesta terça (22) pelo TRF para mandar cumprir a pena.

O entendimento do TRF é baseado em decisão do Supremo Tribunal Federal, que decidiu, por 6 votos a 5, a favor da prisão de réus a partir da sentença em segunda instância.

Bonilho, 51 anos, representante da Sanko Sider, que fornecia tubos à Petrobras, foi condenado a 14 anos de reclusão por lavagem de dinheiro e pertinência à organização criminosa. Já Oliveira, 74, pegou pena de 13 anos e 2 meses, pelos mesmos crimes.

Eles são acusados de participar de acertos de propina na obra da refinaria Abreu e Lima (Rnest), da Petrobras. Ambos contestam a sentença, que foi a primeira da Operação Lava Jato, em abril de 2015.

Leia também: Após 40 dias da sentença de Moro, condenação de Lula chega ao TRF4

“A execução após a condenação em segundo grau impõe-se sob pena de dar causa a processos sem fim e a, na prática, impunidade de sérias condutas criminais”, comentou Moro. O juiz destacou que o valor da lavagem na refinaria Abreu e Lima chegou a R$ 18 milhões.

Na mesma ação, foram condenados o doleiro Alberto Youssef, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, e os operadores Leandro e Leonardo Meirelles, Pedro Argese Júnior e Esdra de Arantes Ferreira – mas todos eles fizeram acordos de delação e cumprem pena em regime diferenciado.

O despacho de Moro determina que eles sejam conduzidos a uma prisão estadual no Paraná ou à carceragem da Polícia Federal em Curitiba.

Outro lado

O advogado de Waldomiro de Oliveira, Jeffrey Chiquini, informou que ainda não foi intimado e que não há mandado de prisão expedido, mas que irá recorrer. “Somos contrários à execução antecipada da pena; isso não é pacífico no STF”, afirmou à reportagem.

Para a defesa de Marcio Bonilho, “a prisão excepcional antes do trânsito em julgado não se justifica”, afirmou o advogado Maurício Jalil. Ele ainda recorre da sentença no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF), e pediu a suspensão da execução da pena, até serem esgotados todos os recursos.

O advogado argumenta que o entendimento dos tribunais sobre a prisão após decisão em segunda instância não é pacífico, e que Bonilho ainda pode ter a pena reduzida ou até ser absolvido.

No início de julho, o STJ negou uma liminar para evitar a prisão do executivo. A defesa do empresário argumentou, à época, que o entendimento do STF sobre a execução provisória da pena “não teria caráter vinculativo”, e afirmou que a saúde de Bonilho é “frágil e exige cuidados médicos específicos”.

Três paranaenses disputam “emprego dos sonhos” com salário de R$ 100 mil por ano Noticias

Três paranaenses disputam “emprego dos sonhos&rd...

Kim Jong-Un ordena maior produção de mísseis intercontinentais  Noticias

Kim Jong-Un ordena maior produção de mí...

Donald Trump, o presidente das ‘bolas foras’ no twitter Noticias

Donald Trump, o presidente das ‘bolas foras’ no ...

Vem aí uma nova crise de segurança alimentar? Noticias

Vem aí uma nova crise de segurança alimentar?...

Top 5: as lições para o Atlético derrubar o Flamengo na Ilha do Urubu Noticias

Top 5: as lições para o Atlético derrub...

Competitivo, mercado de agronegócio exige informação para sobreviver Noticias

Competitivo, mercado de agronegócio exige informa&cce...

Problemas no Facebook e Instagram afetam usuários no mundo todo Noticias

Problemas no Facebook e Instagram afetam usuários no ...

CNH digital: versão da carteira já pode ser acessada no seu celular Noticias

CNH digital: versão da carteira já pode ser ac...

Pacotaço: governo inclui Casa da Moeda, Congonhas e usina na lista de novas concessões Noticias

Pacotaço: governo inclui Casa da Moeda, Congonhas e u...

Adolescente de 17 anos atropela e mata três mulheres em Campo Largo Noticias

Adolescente de 17 anos atropela e mata três mulheres e...

Menino de 6 anos é assassinado pela babá na região metropolitana de Curitiba Noticias

Menino de 6 anos é assassinado pela babá na re...

Como evitar que os jovens desistam facilmente da vida no campo Noticias

Como evitar que os jovens desistam facilmente da vida no cam...

Nossos amigos!
AniTube Super Animes Filmes Online X Azamerica Filmes Online Grátis Vizer.tv Séries Online Grátis BTv Z Animes Online Baixar Músicas Grátis
Assistir TV Online Grátis

O Assistir TV Online HD ou simplesmente ATO é um dos mais clássicos e tradicionais sites de TV online do pais, desde 2009 com o projeto inicial vertvfree que posteriormente se transformou no ATOHD nós empenhamos cada vez mais para para trazer o melhor conteúdo do segmento televisivo nacional e internacional. As emissoras de TV têm mudado muito no quesito qualidade, seguindo esse aspecto nós estamos focando também na qualidade áudio visual de nossos canais, com novas transmissões de TVONLINE em IPTV (Internet Protocol Television) e também TVIP (Televisão por IP).

Nossos players estão cada vez mais está compatível com diversas plataformas e dispositivos móveis, como (smart TV, smartphones, tablets, aplicativos, mobile, iphone, ipad, android, etc), O ATO Se ajusta a qualquer tamanho de tela responsivamente, seguindo os padrões atuais. Não há requisitos mínimos para o uso do site, todavia quanto maior for a sua velocidade de conexão com a internet, melhor será a qualidade da sua tvonline, aqui listamos em diversas categorias como noticias, esportes, documentários, notícias, séries, filmes, entre outras variedades, sem limitações de uso, compartilhe com seus amigos e familia, aproveite!