97

Marchas para o desenvolvimento

Marchas para o desenvolvimento

As estatísticas disponíveis permitem a confecção do diagnóstico de que a economia brasileira estaria, de maneira vagarosa, escapando de uma etapa de pronunciada contração da produção e dos negócios e ingressando num ciclo de estagnação dos níveis de atividade. Tal episódio deve ser interpretado como absolutamente normal em sistemas capitalistas que desprezaram a recuperação do investimento, por conta da ativação de matrizes políticas voltadas à perpetuação no poder e, o que é mais grave, à abdicação da tarefa de governar, mesmo ao preço da quebra do Estado.

Por essa ordem de raciocínio, é fácil perceber que empreitadas de retomada sustentada do crescimento exigirão esforços coletivos nada desprezíveis, concentrados em reparos das apreciáveis avarias provocadas pelo emprego, durante mais de um decênio, de estratégias macroeconômicas populistas. Foram incursões intervencionistas, focadas no imediatismo dos resultados eleitorais, amparadas em medidas de estímulo ao consumo desenfreado, lideradas por crédito abundante, porém caro; entrada de recursos externos, associada ao bônus global das commodities; e irresponsabilidade fiscal.

A utilização inadequada do arsenal econômico, meticulosamente planejada pelas autoridades, inclusive com maquiagens nas finanças públicas e radicalização da concessão de financiamentos subsidiados a grupos empresariais dirigidos por “amigos do rei e da rainha”, conhecidos como campeões nacionais (só se for de competição de quarta divisão), conseguiu êxito na produção de uma enorme crise de endividamento público e privado (consumidores e empresas).

O uso, durante mais de um decênio, de estratégias macroeconômicas populistas causou apreciáveis avarias

O desmanche da recessão, a superação da estagnação e o alcance de fases de recuperação da capacidade expansiva do país impõem a operação harmônica do organismo econômico, semelhante à ligação do motor e ao engate das marchas de um veículo, preferencialmente sem arranhões, descuidos com a embreagem e velocidade excessiva.

Para tanto é essencial engatar o controle da inflação, a diminuição dos juros incidentes sobre consumo, giro e investimentos e o reerguimento do mercado de trabalho. A despeito da ocorrência de frequentes engasgos na aceleração, enroscadas nas mudanças e insuficiente giro do motor, o uso dessas três marchas tem sido ao menos percebido.

As dificuldades aparecem nas tentativas de realização das outras trocas, dependentes de complexas amarrações políticas e da formulação de um projeto de longo prazo para a nação. Decerto, trata-se de objetivos inalcançáveis se forem perseguidos por meio de ações de um Executivo fraco e, o que é pior, refém do Legislativo mais corrupto da vida republicana.

Daí a importância da insistência na implantação das reformas institucionais para eliminar os riscos de falência do Estado, na desobstrução dos gargalos infraestruturais e na priorização dos segmentos portadores de fatores de vanguarda, notadamente educação, inovação e produtividade.

Leia também:Geração de empregos em marcha lenta (editorial de 9 de agosto de 2017)

Leia também:O controle da moeda (editorial de 15 de agosto de 2017)

É alentador constatar que a sociedade brasileira reúne trunfos para a concretização do complicado percurso. Mais que isso. Os agentes econômicos e sociais atuantes no país têm absoluta convicção de que, da porta para dentro das unidades econômicas, a tarefa consiste em aprimorar procedimentos de gestão, inovação, sustentabilidade e produtividade.

Em paralelo, da porta para fora, há de se buscar a consecução de propósitos já alcançados por nações que deram certo, especificamente as reformas (tributária, fiscal, financeira, patrimonial, previdenciária e do Judiciário), a revolução educacional e o choque de infraestrutura.

Gilmar Mendes Lourenço, economista, consultor e ex-presidente do Ipardes, é professor da FAE Business School.

Comissão da Câmara aprova regras para acabar com partidos de aluguel Noticias

Comissão da Câmara aprova regras para acabar co...

Presidente do PSDB, Tasso diz estar de ‘braços abertos’ para o MBL de Kim Kataguiri Noticias

Presidente do PSDB, Tasso diz estar de ‘braços ...

É possível desenvolver networking trabalhando ou estudando a distância? Noticias

É possível desenvolver networking trabalhando ...

Restaurante de trufas é o primeiro a receber pagamentos em bitcoin em Curitiba Noticias

Restaurante de trufas é o primeiro a receber pagament...

Condenação no STJ macula imagem de “Bolsonaro paz e amor” Noticias

Condenação no STJ macula imagem de &ldquo...

Gerente amigo? 5 dicas para você não cair em “armadilhas” bancárias Noticias

Gerente amigo? 5 dicas para você não cair em &l...

Maggi operou pagamento de “mensalinho” a deputados do Mato Grosso, acusa delator Noticias

Maggi operou pagamento de “mensalinho” a deputad...

Três mentiras que vão te contar no debate sobre as privatizações Noticias

Três mentiras que vão te contar no debate sobre...

TJ adia julgamento de ex-diretores da Alep envolvidos no caso dos Diários Secretos Noticias

TJ adia julgamento de ex-diretores da Alep envolvidos no cas...

Google paga US$ 10 mil a estudante “entediado” que descobriu falha Noticias

Google paga US$ 10 mil a estudante “entediado” q...

Alimento utilizado em ração animal é a nova pedida para controlar diabetes Noticias

Alimento utilizado em ração animal é a ...

Família vai processar prefeitura de Curitiba por morte de paciente após vacina Noticias

Família vai processar prefeitura de Curitiba por mort...

Nossos amigos!
AniTube Filmes Online X Azamerica Filmes Online Grátis Vizer.tv Séries Online Grátis BTv Z Animes Online Baixar Músicas Grátis
Assistir TV Online Grátis

O Assistir TV Online HD ou simplesmente ATO é um dos mais clássicos e tradicionais sites de TV online do pais, desde 2009 com o projeto inicial vertvfree que posteriormente se transformou no ATOHD nós empenhamos cada vez mais para para trazer o melhor conteúdo do segmento televisivo nacional e internacional. As emissoras de TV têm mudado muito no quesito qualidade, seguindo esse aspecto nós estamos focando também na qualidade áudio visual de nossos canais, com novas transmissões de TVONLINE em IPTV (Internet Protocol Television) e também TVIP (Televisão por IP).

Nossos players estão cada vez mais está compatível com diversas plataformas e dispositivos móveis, como (smart TV, smartphones, tablets, aplicativos, mobile, iphone, ipad, android, etc), O ATO Se ajusta a qualquer tamanho de tela responsivamente, seguindo os padrões atuais. Não há requisitos mínimos para o uso do site, todavia quanto maior for a sua velocidade de conexão com a internet, melhor será a qualidade da sua tvonline, aqui listamos em diversas categorias como noticias, esportes, documentários, notícias, séries, filmes, entre outras variedades, sem limitações de uso, compartilhe com seus amigos e familia, aproveite!